Blog

O que é a doença de coqueluche

Coque o que? Muitas pessoas não conhecem a doença que vem sofrendo variações de incidência influenciada por cobertura vacinal, vigilância epidemiológica e mudanças nos agentes patogênicos. 

A doença é também também conhecida como tosse comprida, sendo uma doença respiratória altamente contagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis. Essa infecção afeta principalmente crianças, mas também pode acometer adultos, especialmente aqueles que não foram vacinados ou cujas vacinas perderam a eficácia ao longo do tempo.

Qual a origem da Coqueluche

A coqueluche é uma doença bem antiga, tendo registros datando de vários séculos. A bactéria Bordetella pertussis foi identificada pela primeira vez em 1906 pelos bacteriologistas Jules Bordet e Octave Gengou. Foi somente a partir daí que foi possível entender melhor a doença e consequentemente desenvolver vacinas para preveni-la.

Em nosso país, a coqueluche é uma doença onde todos os casos devem ser informados às autoridades de saúde. Mesmo que a vacinação tenha conseguido reduzir drasticamente a sua incidência, surtos de coqueluche ainda ocorrem periodicamente. 

Sintomas da Coqueluche

Para que você fique atento, é importante conhecer os sintomas da doença para buscar auxílio médico. A coqueluche geralmente se desenvolve em três fases:

Estágio Catarral: os sintomas iniciais são semelhantes aos de um resfriado comum, incluindo coriza, febre leve e tosse leve. Este estágio tem uma duração média entre uma e duas semanas.

Estágio Paroxístico: com duração média de até seis semanas, neste estágio a tosse fica mais intensa e ocorre em crises, muitas vezes seguida por um som agudo ao inspirar.

Estágio de Convalescença: a tosse diminui gradualmente, mas pode persistir por semanas ou até meses.

A coqueluche é uma doença grave especialmente em bebês, pois possuem seus sistemas imunológicos ainda em desenvolvimento. O agravamento da doença pode levar a pneumonia, convulsões, paradas cardio respiratórias e danos cerebrais.

Tratamento da Coqueluche

Embora seja uma doença prevenível com vacina, ainda existem muitos casos no Brasil. O tratamento da coqueluche geralmente envolve a utilização de antibióticos com o objetivo de eliminar a bactéria Bordetella pertussis e reduzir a transmissão da doença. 

Além disso, manter a hidratação e usar umidificadores para aliviar a tosse também são recomendados. Em casos graves da doença é necessária a hospitalização do paciente para o tratamento.

Contar com um Plano de Saúde pode ajudar?

Nessas horas, contar com um plano de saúde é fundamental tanto para a prevenção quanto para o tratamento da coqueluche. Através do plano é possível tomar a vacina DTPa, que protege contra a coqueluche, difteria e tétano.

Com um plano de saúde também é possível realizar consultas e exames para detecção da doença, garantindo que a doença possa ser identificada rapidamente para iniciar o tratamento. Em casos graves, onde é necessária a internação, dependendo da cobertura do plano, os custos de hospitalização e cuidados intensivos são cobertos pela operadora.

Nós da Novo Rumo, somos uma corretora de planos de saúde que trabalha com as melhores opções do mercado: Bradesco Saúde, Amil, Unimed, SulAmérica, CCG, MedSênior.