Blog

Diferença entre plano de saúde e seguro saúde
Se você já pensou em cuidar melhor da sua saúde e quer contratar um serviço privado, já deve ter se deparado com dois termos: plano de saúde e seguro saúde.
Eles podem parecer a mesma coisa, mas são bem diferentes, e entender essas diferenças pode te ajudar a escolher melhor, economizar e evitar dores de cabeça no futuro.
Plano de saúde x Seguro saúde: entenda as diferenças
O plano de saúde é um serviço que você paga mensalmente para ter acesso a médicos, exames, hospitais e outros atendimentos dentro de uma rede credenciada (ou seja, locais parceiros da operadora).
Na maioria dos casos, você usa os serviços diretamente, sem precisar pagar e pedir reembolso. A cobertura e os prazos são definidos pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que regula os planos de saúde no Brasil. Para contratar, você pode contar com uma corretora de planos de saúde que irá auxiliar em toda a contratação, entendendo as suas necessidades para escolher a melhor opção.
Já o seguro saúde funciona de forma diferente. Com ele, você tem mais liberdade para escolher qualquer médico ou hospital, mesmo que não façam parte de uma rede específica.
Normalmente, você paga o atendimento e depois solicita o reembolso para a seguradora (de acordo com os valores e regras do contrato). Para ficar mais fácil o entendimento, é a mesma mecânica de funcionamento de um seguro de carro onde você paga a mensalidade e, se precisar, a seguradora cobre os custos conforme o que foi contratado.
Qual a melhor opção para você?
A melhor opção vai depender do seu estilo de vida, rotina e preferências.
O plano de saúde pode ser ideal se você:
- Prefere pagar um valor fixo por mês e usar quando precisar;
- Busca praticidade para marcar consultas e exames direto pela rede;
- Usa serviços médicos com frequência;
- Não faz questão de escolher médicos fora da rede credenciada.
O seguro saúde pode ser melhor se você:
- Gosta de escolher qualquer médico ou hospital, mesmo fora da rede;
- Viaja bastante e precisa de cobertura nacional ou internacional;
- Prefere pagar por uso e receber reembolso;
- Usa serviços médicos com menos frequência e quer mais flexibilidade.
Antes de fechar contrato, avalie com atenção:
- O que está incluso na cobertura;
- Se há coparticipação ou carência;
- A qualidade e localização da rede de atendimento (no caso de planos);
- Como funciona o processo de reembolso (no caso de seguros);
- Sua frequência de uso dos serviços de saúde e seu orçamento mensal.
Como contratar um plano de saúde?
Aqui na Novo Rumo, nossa missão é ajudar você a encontrar o plano de saúde ideal para o seu momento de vida. Através dos nossos corretores especializados, comparamos as melhores opções do mercado e montamos uma solução personalizada para você, sua família ou sua empresa. Assim, você consegue avaliar as opções e tomar a decisão correta para aproveitar a vida sem preocupações.