Blog
Como esolher um plano de saúde
Procurando um Plano de Saúde? Então há algumas orientações importantes que você deve avaliar antes de realizar a contratação para você, sua família ou empresa. Entre as prioridades de qualquer pessoa sempre está a saúde, para manter uma boa qualidade de vida. Uma das maneiras de garantir serviços que atendam as suas exigências sem contar com o SUS, Sistema Único de Saúde, é escolher um plano de saúde.
Um plano de saúde é um serviço oferecido por empresas privadas, as operadoras, e prestam assistência médica ou hospitalar. A prestação de serviços ou coberturas assistenciais acontece a partir de um preço estabelecido através de um contrato. Você também não fica na mão já que a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, é responsável por normatizar e fiscalizar as modalidades de produto, serviço e contrato. Ela também mostra passos simples para escolher um plano de saúde. Se você quer tomar a melhor decisão, é hora de pegar lápis e papel e seguir os seguintes passos:
Entenda os tipos de contratação
Existem diferentes tipos de contratação de planos de saúde:
Individual ou familiar
Depende de uma procura particular por uma operadora para contratar o plano. Possui adesão livre e carência, e a cobertura é conforme o contrato e o rol de procedimentos. Já a rescisão acontece apenas em caso de fraude ou falta de pagamento e a cobrança é feita diretamente ao consumidor pela operadora de planos de saúde.
Coletivo por adesão
Sua associação profissional ou sindicato contrata o plano para você, ou seja, a adesão exige vínculo. Possui carência, salvo para quem ingressa no plano em até 30 dias da celebração do contrato ou aniversário do mesmo. A cobertura é conforme o contrato e o rol de procedimentos e a rescisão depende da previsão em contrato. A cobrança acontece diretamente ao consumidor pela Pessoa Jurídica contratante ou pela Administradora de Benefícios.
Coletivo Empresarial
Sua associação profissional ou sindicato contrata o plano para você, assim, a adesão exige vínculo com pessoa jurídica por relação empregatícia ou estatuária. Além disso, possui carência, salvo contrato com 30 ou mais beneficiários e para quem ingressa no plano em até 30 dias da celebração do contrato ou da vinculação à empresa. A cobertura é, então, de acordo com o contrato e o rol de procedimentos.
Já a rescisão depende da previsão em contrato e é somente válida para o contrato como um todo. A cobrança do seguro é feita diretamente ao consumidor pela Pessoa Jurídica contratante ou pela Administradora de Benefícios.
Escolha a área de abrangência
Para escolher um plano de saúde, é preciso saber onde você deseja que o atendimento ocorra. Assim, você poderá tomar a melhor decisão. Dessa forma, você garante que, se você é uma pessoa que costuma viajar para outras cidades ou estados no Brasil, contrate um plano de abrangência nacional ou que atenda os principais destinos que você costuma ir. O nível de abrangência, claro, afeta o valor do plano de saúde, mas isso também evita gastos médicos no futuro e que você fique na mão em uma emergência fora da sua cobertura.
Selecione um tipo de cobertura assistencial
As coberturas definem o tipo de assistência que o beneficiário tem direito. As assistências isoladas ou combinadas definem a segmentação assistencial para escolher o plano de saúde. O plano de saúde deve oferecer apenas as consultas, exames e tratamentos previstos no contrato. As exclusões devem ser limitadas às previstas na lei nº9.656/1998, com a ANS estabelecendo o mínimo que deve ser oferecido no contrato de acordo com cada tipo de plano.
Escolha as unidades de atendimento e acomodação
Outro detalhe importante para escolher seu plano de saúde é saber em qual unidade ou por quais profissionais você deseja ser atendido. Cada plano possui sua própria rede de hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais. Você deve sempre comparar entre as diferentes operadoras e planos para selecionar a que melhor te atente. Lembre-que que a rede de prestadores pode sofrer alterações, mas as operadoras devem manter as informações atualizadas em seus sites.
Além disso, existem planos que oferecem acomodação coletiva, em enfermarias, e outros em acomodação individual, em apartamentos. Por isso, faça o balanço do que faz mais sentido para a sua escolha.
Confira os preços
A influência no preço do plano de saúde acontece de acordo com os serviços que você tem direito. Ou seja, todos os itens anteriores são importantes. Além disso, a idade também é um fator importante. Assim, quanto mais velha a pessoa, maior as chances de precisar usar serviços de saúde com frequência. Dessa maneira, o plano fica mais caro. Para você ter uma ideia dos valores por faixa etária, basta solicitar os valores das mensalidades para a empresa do plano de saúde.
Confira as avaliações da operadora
Na hora de escolher o plano de saúde, não esqueça de conferir as avaliações da operadora. A ANS possui um ranking anual que leva em conta os aspectos econômicos, operacionais e qualitativos. Além disso, confira as avaliações de acordo com os próprios clientes e sua posição no índice de reclamações. Dessa maneira você pode evitar muita dor de cabeça.
Conte com uma corretora especializada
Seu trabalho fica mais fácil quando você conta com a ajuda de profissionais focados no seu melhor atendimento. Aqui, na Novo Rumo Corretora, você encontra os melhores Planos de Saúde do Brasil.