Blog

Plano de saúde cobre atendimento ao psicólogo?

Desde a pandemia, a demanda por profissionais da saúde mental cresceu no mundo todo. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde revelou que, mais de 80% dos psicólogos tiveram aumento de demanda de pacientes durante a pandemia, e desde então, os números se mantiveram expressivos. Casos de doenças da mente, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outras, aumentam a procura por profissionais especializados nesses quadros. 

Sabendo que cada vez mais pessoas se interessam pelo tratamento, surge a dúvida se o plano de saúde cobre ou não sessões com psicólogo.

Por muito tempo, doenças psicológicas foram tratadas como um tabu pela sociedade, o que só contribuía com o preconceito com a especialidade médica. Felizmente, isso tem sido deixado de lado e os profissionais da psicologia têm sido mais requisitados pelos pacientes, assim como indicados por outros especialistas.

Se você teve indicação médica ou pretende passar por consultas com um psicólogo, saiba mais sobre o tratamento e entenda se o plano de saúde cobre ou não o atendimento.

O plano de saúde cobre atendimentos com psicólogo?

Sim, os beneficiários de planos de saúde podem ter a cobertura de sessões com psicólogo. A obrigatoriedade é sustentada pela presença do tratamento no rol de coberturas básicas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

A cobertura é garantida quando a segmentação do plano é ambulatorial ou referência. Já planos hospitalares (sem cobertura ambulatorial) e odontológicos não cobrem as sessões.

Além disso, as regras relativas à cobertura foram alteradas pela ANS em julho de 2022. Até o período, o número de sessões era limitado de acordo com a condição do paciente.

Pacientes candidatos a cirurgias, implante coclear e ostomizados tinham direito a 12 sessões por ano. Beneficiários com transtornos neuróticos, estresse e síndromes comportamentais podiam ter 18 sessões cobertas por ano. O número maior era para os portadores de esquizofrenia, transtornos delirantes, globais do desenvolvimento, da alimentação e do humor, sendo 40 sessões por ano.

Com a decisão da ANS, esses limites deixarão de existir a partir de 1º de agosto do mesmo ano. Será possível ter a cobertura de quantas sessões forem necessárias, e qualquer doença ou condição de saúde listada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) será considerada.

Quem pode ter acesso ao tratamento psicológico?

Qualquer pessoa pode ter uma consulta com um psicólogo e, se quiser, prosseguir para um tratamento mais longo. No caso de beneficiários de planos de saúde, é necessário ter uma indicação médica para que as consultas sejam cobertas pela operadora.

Com a decisão da ANS sobre o fim dos limites nas consultas com psicólogos e com especialistas de outras áreas, qualquer pessoa portadora de doenças ou condições de saúde presentes no CID (Classificação Internacional de Doenças) pode ter as sessões com psicólogo cobertas pela assistência médica.

A exceção é para beneficiários que não têm cobertura ambulatorial.

Encontre o plano ideal

Aqui na Novo Rumo, trabalhamos com as principais operadoras do mercado como Bradesco Saúde, Amil, e CCG.

Cuide de você e de quem você ama através da saúde. Escolha um plano de saúde que atenda às suas necessidades.