Blog

Existem diferentes tipos de curiosidade?

O fogo. A criação da roda. A invenção do avião. O desenvolvimento das Inteligências Artificiais. Diversas inovações criadas e desenvolvidas até hoje partem de um princípio: a curiosidade do ser humano

Um dos aspectos da inteligência humana é a curiosidade. Ela consiste, basicamente, no desejo de conhecer e aprender algo novo. Por meio da curiosidade é que buscamos novas soluções para todo tipo de problema ou questão. É a partir de ações incentivadas pelo olhar curioso que é possível gerar inovação ou causar impacto. 

Aumentar a energia, estimular a inovação, exercitar a inteligência – estes são alguns pontos que são potencializados a partir da curiosidade. A partir de estudos, a ciência tem demonstrado que o ato de buscar aprender coisas novas é um traço que pode oportunizar diversos benefícios para a saúde e bem-estar. 

Quais os Diferentes tipos de curiosidade?

Refletir sobre a curiosidade é uma forma de compreender ainda mais o funcionamento da mente e do comportamento humano. Nesse sentido, a revista Harvard Business Review publicou um artigo divulgando um estudo sobre o tema.

A pesquisa realizada por um grupo de especialistas em psicologia e educação apresenta um modelo que descreve os diferentes tipos de curiosidades e como elas funcionam de maneiras heterogêneas em cada pessoa. Conheça quais são elas:

Alegria em explorar – o tipo “explorador”

Esse tipo de curiosidade ocorre quando ela é motivada pela admiração pelas situações da vida – sejam elas surpreendentes ou não. Segundo o estudo, é um estado de prazer, relacionado às emoções proporcionadas pelas experiências vividas.

Sensibilidade à privação – o tipo “solucionador de problemas”

Esse tipo de curiosidade diz respeito a buscar preencher espaços vazios do conhecimento. Dessa forma, quem tem por característica essa curiosidade, ao adquirir determinada compreensão de determinado assunto, sente-se aliviado.

Para os pesquisadores, esse tipo de curiosidade nem sempre traz uma boa sensação, uma vez que ela pode gerar algum tipo de ansiedade pela busca de algo que, nem sempre, está ao alcance. Entretanto, as pessoas que experimentam a sensibilidade à privação buscam incansavelmente solucionar problemas.

Curiosidade social – o tipo “observador”

Parar, olhar, escutar. Esses podem ser considerados mecanismos de quem tem como destaque a curiosidade social. Pessoas que têm essa curiosidade potencializada, são aquelas que gostam de observar – por horas – pessoas, comportamentos e lugares.

Busca pela emoção – o tipo “aventureiro”

O quarto tipo identificado é o baseado na disposição a assumir riscos sociais e físicos, sempre com a premissa de que a partir disso é possível vivenciar experiências únicas e incomparáveis. Quem tem por característica esse tipo de curiosidade, está sempre em busca do novo, de situações mais desafiadoras.

Bem-estar e motivação para viver

Com o estudo realizado, os pesquisadores buscaram compreender o efeito que cada uma dessas curiosidades causava no organismo humano e, por consequência, que resultava em benefícios para o cotidiano.

O tipo “explorador” mostrou ser o modelo que mais proporciona experiências positivas. Já o “observador” está mais conectado com uma relação empática, de bondade, gentileza e modéstia.

Vale recordar que, sobretudo, a curiosidade é uma característica intrínseca do ser humano e que potencializá-la traz benefícios para a saúde, para a longevidade e para o seu bem-estar.