Blog

Como saber se tenho Dengue?
Em 2024, os casos de Dengue no Brasil aumentaram de maneira considerável, trazendo o alerta da doença como epidêmica. Doença infecciosa febril aguda, a Dengue pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).
Embora a maioria dos doentes possa se recuperar, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. Entretanto, a quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.
Entre tantas informações, por vezes, é fácil confundir a dengue com outras doenças - o que pode atrasar o tratamento e ter consequências piores. Por isso, a seguir, explicamos mais sobre a doença, como diferenciá-la de outras enfermidades e formas de prevenção. Confira!
Será que é Dengue?
Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ela é uma doença febril que pode apresentar sintomas semelhantes a outras doenças, tais como a gripe, gerando dúvidas e dificultando o diagnóstico preciso. Para ajudar nessa diferenciação, organizamos um pequeno guia com informações detalhadas sobre seus sintomas e formas de contágio:
Doença: Dengue
Sintomas:
- Febre alta (acima de 38°C) por mais de 2-7 dias;
- Dores intensas de cabeça, nos músculos e articulações;
- Manchas vermelhas na pele (rash cutâneo);
- Fraqueza, náuseas e vômitos;
- Perda de apetite;
- Dor atrás dos olhos;
- Em casos mais graves, pode haver sangramentos, desidratação e choque.
Doença: Gripe
Sintomas:
- Febre;
- Coriza;
- Dor de garganta;
- Tosse;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça;
- Dores articulares;
- Diarreia;
- Vômito;
- Fadiga;
- Prostração;
- Rouquidão;
- Olhos avermelhados e lacrimejantes.
Em qualquer um dos casos, evite a automedicação. Identifique os sintomas e procure um profissional.
Formas de prevenir a Dengue
Por ser uma doença que ocorre a partir da picada do mosquito, o fundamental é, em primeiro lugar, eliminar os criadouros possíveis do mosquito:
- Mantenha a Água Sempre em Movimento: Cubra caixas d'água, lave vasilhas com frequência e troque a água dos animais de estimação a cada 3 dias.
- Recicle e Dê um Novo Destino: Recicle materiais que podem acumular água, como latas e garrafas. Pneus podem ser levados para pontos de coleta específicos.
Além disso, se você está em uma área com casos de dengue, proteja-se das picadas:
- Repelentes: Use repelentes com DEET, IR3535 ou Picaridina nas áreas expostas da pele. Reaplique a cada 2 a 4 horas.
- Roupas: Vista roupas compridas e calças quando estiver em áreas com muitos mosquitos.
- Telas e mosquiteiros: Instale telas em portas e janelas e use mosquiteiros na cama para se proteger durante o sono.
Cuidado, informação e tratamento da Dengue
Busque sempre estar informado sobre sintomas e formas de prevenção. Alguns sites oficiais podem ajudar nessa pesquisa, tais como o Ministério da Saúde ou a Anvisa. O mais importante é sempre buscar ajuda médica para confirmação do diagnóstico e iniciar o tratamento correto indicado pelo profissional.
Nesses momentos, contar com um plano de saúde é fundamental para um atendimento rápido e qualificado. Na Novo Rumo oferecemos as melhores opções de planos, como Bradesco Saúde, Amil, SulAmérica, Unimed, Sulmed, CCG e muito mais!