Blog
Como lidar com doenças crônicas durante crises climáticas
A catástrofe que abalou o Rio Grande do Sul trouxe novamente à tona a discussão sobre as mudanças climáticas e seus perigos, mostrando a importância de buscarmos um estilo de vida mais sustentável para as pessoas e também práticas mais sustentáveis das empresas.
O que pouco se fala é também os impactos das crises climáticas na nossa saúde, principalmente com doenças crônicas. Durante esses períodos, podem ocorrer eventos extremos e opostos como enchentes ou ondas de calor com secas.
Por isso, vamos mostrar os desafios que essas crises climáticas apresentam para quem vive com doenças crônicas e oferecer dicas para lidar da melhor forma possível essas situações.
Quais os impactos das crises climáticas na saúde
As crises climáticas podem afetar a saúde de pessoas com doenças crônicas de diversas maneiras, sendo imprescindível ficar atento aos sintomas para procurar auxílio médico.
Exacerbação dos sintomas: ondas de calor podem piorar condições como doenças cardíacas e respiratórias, enquanto inundações e secas podem aumentar o risco de doenças transmitidas por vetores, como malária e dengue.
Limitação do acesso a cuidados: desastres naturais podem danificar ou destruir infraestrutura de saúde, dificultando o acesso a medicamentos e tratamentos.
Aumento do risco de complicações: o estresse e a ansiedade causados por eventos climáticos extremos podem levar ao agravamento das doenças crônicas.
Dicas para lidar com os desafios crises climáticas na saúde
Embora as crises climáticas apresentem desafios para quem vive com doenças crônicas, existem medidas que podem ser tomadas para minimizar os riscos e melhorar a qualidade de vida.
Desenvolva um plano de ação: converse com seu médico sobre como se preparar para eventos climáticos extremos. Isso inclui ter um plano para obter medicamentos, saber para onde ir em caso de evacuação e ter um kit de primeiros socorros com suprimentos essenciais.
Mantenha-se sempre informado: monitore as previsões do tempo e os avisos de alerta para se preparar para eventos climáticos extremos.
Cuide da sua saúde: mantenha uma dieta saudável, pratique exercícios regularmente e siga as instruções do seu médico para controlar sua doença crônica.
Reduza o estresse: o estresse pode piorar os sintomas das doenças crônicas. Pratique técnicas de relaxamento, como yoga ou meditação, para ajudar a controlar o estresse.
Invista num plano de saúde
Contar com um plano de saúde nesse momento é fundamental para cuidar de você ou de quem você ama. Com eles, você pode tanto fazer exames de rotina para se previnir, quanto utilizar para consultas, tratamentos e procedimentos cirúrgicos. Contar com uma corretora de planos de saúde especializada é ter a certeza de que você estará em boas mãos.
Na Novo Rumo você encontra as melhores operadoras de saúde do mercado. Trabalhos com Bradesco Saúde, Amil, Unimed, SulAmérica, CCG, MedSênior e muito mais.