Blog

Saiba reconhecer a endometriose

Você está sentindo cólicas intensas? Cuidado! Elas podem ser um sinal de uma doença subjacente. As cólicas são bastante comuns e podem variar de um incômodo leve a moderado. A dor é causada por contrações uterinas que começam pouco antes ou durante o início do período menstrual. 

Mas o que torna a dor da cólica mais grave para algumas pessoas? Continue a leitura e entenda o que pode estar causando cólicas intensas e o que fazer nestes casos!

O que é Cólica menstrual?

A cólica é uma dor com picos de intensidade diferentes ao longo ao longo do período em que estiver ativa. Praticamente todas as mulheres sentem cólicas durante o período menstrual, que podem variar de um incômodo leve com duração de um ou dois dias a vários dias de dor mais intensa.

A cólica se caracteriza por uma dor pélvica que surge antes ou durante a menstruação, presente em 90% das mulheres em idade reprodutiva no mundo.  

É normal sentir cólicas intensas?

Apesar do que muitas mulheres pensam, não é normal sentir cólicas muito fortes durante o período menstrual, daquelas que provocam uma dor insuportável que interfere nas atividades cotidianas.

Ou seja, sentir algum desconforto ou dor leve durante os períodos menstruais é normal. A dor excessiva que te incapacita de trabalhar ou estudar não é. Nestes casos, uma avaliação ginecológica é indispensável.

Normalmente, as cólicas menstruais podem ser aliviadas com analgésicos de venda livre, ao contrário das cólicas que indicam a presença de um problema subjacente.  As cólicas intensas tendem a ser mais longas do que as cólicas típicas. 

Por isso, é necessário investigar se há causas de doenças ginecológicas envolvidas, como endometriose, miomas, tumores pélvicos, síndrome dos ovários policísticos, entre outras doenças.

As cólicas intensas podem ser sinal de que algo não está bem no sistema reprodutivo da mulher. Saiba mais a seguir! 

Cólica menstrual intensa pode ser sinal de Endometriose

A endometriose é uma doença ginecológica inflamatória crônica que pode ter um impacto significativo na vida da mulher.

É caracterizada pelo crescimento do endométrio (mucosa que reveste o interior do útero) fora da cavidade uterina, em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Um dos principais sintomas da endometriose são as cólicas intensas. 

As cólicas são muito comuns durante a menstruação, porém, mulheres com endometriose geralmente relatam sentir dores muito mais fortes do que o normal.A dor pélvica e as cólicas intensas podem começar antes e se estender por vários dias da menstruação.

Outros sintomas da endometriose incluem:

  • Dor durante a relação sexual;
  • Fluxo menstrual intenso;
  • Alterações intestinais cíclicas ou urinárias durante a menstruação;
  • Infertilidade.

Se você suspeita de endometriose, procure um médico para ajudá-la. Se você ainda não possui um plano de saúde para investigar o problema, você pode conferir alguns planos de saúde disponíveis conosco. 

Serão realizados um exame físico, exames de diagnóstico por imagem, dosagem de marcadores e outros exames laboratoriais que ajudam na identificação do problema.