Blog

Cuidados com alimentos contaminados

Com a catástrofe climática que assolou o Rio Grande do Sul no último mês, diversas pautas vieram à tona. Além de todos os problemas causados durante as inundações, muito se pergunta ainda sobre o momento após a água baixar. Um desses questionamentos está relacionado à contaminação de alimentos. 

Em todo o Brasil, uma situação de enchentes traz consigo diversos perigos. Um dos principais é a contaminação dos alimentos. A água da inundação pode conter diversos microrganismos que causam doenças, como bactérias, vírus e protozoários. Isso porque além do contato com diversos espaços da cidade, com a força das águas, diversos destroços se misturam.

Para garantir a segurança alimentar durante e após as enchentes, é fundamental tomar algumas medidas importantes. Confira!

Descarte alimentos que tenham entrado em contato com a água

Qualquer alimento que tenha sido submerso ou mesmo umedecido pela água da inundação deve ser descartado, mesmo que esteja em embalagem lacrada. Isso inclui alimentos perecíveis, como carnes, frios, laticínios, frutas e verduras, além de alimentos não perecíveis, como grãos, massas e conservas.

Infelizmente, todo e qualquer alimento que esteja em embalagens danificadas, também deve ser descartado, tais como latas amassadas, vidros trincados ou embalagens plásticas estufadas. Isso é necessário porque a água da enchente pode ter contaminado o alimento mesmo que a embalagem pareça intacta.

Como realizar a limpeza e higienização

Após realizar os descartes necessários, lave bem todos os utensílios e superfícies que entraram em contato com a água da enchente com água potável e sabão. Utilize uma solução desinfetante à base de cloro para garantir a completa eliminação de microrganismos.

Além dos alimentos, cuidado com o consumo de água 

Neste período é recomendado beber apenas água potável, ou seja, água mineral engarrafada ou água tratada com cloro ou fervida por, pelo menos, 1 minuto. Evite beber água de fontes não confiáveis, como rios, poços ou cisternas.

Fique atento a atualizações sobre doenças, pontos de descarte e outras informações relacionadas.

Muitas são as consequências de uma situação como essa. Em grandes enchentes, diversos setores da sociedade são impactados e é importante manter-se informado para ajudar a sua família e região.

De todo modo, lembre-se: cuidar da sua saúde é o mais importante. Tome todas as precauções necessárias para garantir a segurança alimentar durante e após as enchentes. 

Conte com uma corretora de planos de saúde especializada para encontrar a melhor opção de plano para você, sua família ou sua empresa!