Blog

Como funcionam as acomodações do plano de saúde?

Ao escolher um plano de saúde, muitos fatores devem ser levados em conta, como a reputação da operadora de saúde, a cobertura geográfica do plano, a rede credenciada, o investimento necessário, os benefícios para clientes e o tipo de acomodação em caso de internação, por exemplo.

Tratando-se especificamente do último ponto, o cliente tem a opção de escolher entre os tipos enfermaria e apartamento, oferecidas pelos planos de saúde. A seguir, explicamos como funciona cada tipo de acomodação para que você faça sua escolha com mais segurança. Abaixo, listamos as principais diferenças de cada acomodação para você.

O que é acomodação no plano de saúde? 

A acomodação diz respeito a uma parte importante da assistência médica: o local onde o paciente ficará acomodado e serviços que ele poderá utilizar.  

Em outras palavras, quando o colaborador precisar de internação, o colaborador pode ser acomodado na enfermaria ou apartamento. Mas, qual a diferença entre as duas acomodações? 

A principal distinção entre essas opções é a privacidade, afinal em uma enfermaria o quarto é compartilhado, enquanto que no apartamento o quarto é individual.  

O que é acomodação tipo Enfermaria?  

Na enfermaria, a acomodação é feita em um quarto compartilhado. Em geral, o número de pessoas varia entre três e quatro pacientes, contando com apenas um banheiro. 

Nesse sentido, cada paciente também tem disponível uma poltrona por acompanhante, caso necessário. A princípio, apenas menores de 18 anos ou maiores de 60 anos podem receber visitas na enfermaria.  

Entretanto, as visitas costumam ser mais restritas nesse tipo de acomodação, sendo possível apenas um visitante por vez.  Afinal, como as pessoas compartilham o quarto, esses pontos ajudam a respeitar a privacidade dos outros pacientes.

O que é acomodação tipo Apartamento 

Na acomodação por apartamento existe uma maior privacidade e flexibilidade.  Também conhecida como acomodação individual, nessa modalidade o paciente tem um quarto, ou apartamento, com um banheiro próprio. Além disso, tanto o horário de visitação quanto o número de visitas são mais flexíveis.

A acomodação individual também conta com uma maca e uma poltrona ou sofá para o acompanhante e visitas.  É importante ressaltar que, de qualquer forma, os hospitais possuem regulamentações próprias sobre visitas e acompanhamento. Sendo assim, todos os pacientes precisam seguir essas diretrizes.

E quais são os valores?

Um dos pontos mais importantes ao definir que tipo de cobertura aderir em um plano de saúde é o valor, afinal, ele está diretamente ligado aos serviços de assistência médica.  

Nesse sentido, é interessante fazer a comparação entre custo e benefício que ambas acomodações oferecem. Apesar do apartamento ser mais caro, ele oferece muito mais privacidade. Da mesma forma que, apesar de ser mais economia, o compartilhamento de espaço pode ser um problema com a enfermaria.  

Entretanto, tudo vai depender da necessidade, perspectiva e disponibilidade envolvendo empresa, operadora e colaborador.  Cada plano de saúde opera com valores próprios, alguns mais acessíveis e outros com valores de mercado mais altos. 

Conheça mais sobre os tipos de planos e seus benefícios em nosso site.